Olho e meio

Um blogue de pequenas causas.


Âncoras:

Azimute:

Este blogue é da res­pon­sa­bi­li­da­de de um lis­bo­e­ta com fre­quên­cia uni­ver­si­tá­ria (Bio­lo­gia), ex­‑jor­na­lis­ta actu­al­men­te tra­ba­lhan­do na área in­for­má­ti­ca.

Isto e tudo o mais ou será ób­vio, ou irre­le­van­te. (Vd. ma­ni­fes­to.)

Agremiação:

IBSN: 6546-3-6946-1
6546-3-6946-1

Blogopedia

Amigos:

As grandes causas:

Álbum:

Avulsos:

Altar:

Locations of visitors to this page
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from Tuválkin. Make your own badge here.

Apoios e patrocínios:

Powered by 
Blogger Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Dúvidas esclarecidas por 
Index D O T HTML & CSS Feito com EditPad Classic Feito com Unired Feito com BabelMap ClustrMaps

Anúncios:

starships-rpg.com

Assuntos:

blogagem (25)

Ambiente (10)

Ciência (15)

Computadores (28)

Geografia (11)

Humor (20)

Jornalismo (22)

Política (32)

Língua(s) (20)

Urbanismo e transportes (24)

outros (25)

Arquivos

A 2006-05-31

# A polémica do 68

«Chamo já um táxi? Espero aqui? A carreira acaba onde? Quando sai o último? Qual destes dois horários é o actual?! Aaaahhhhhh!…»

(Este zarolho adverte: Andar de autocarro pode prejudicar a sua saúde mental e a integridade física do motorista!)

às 11:52, por Zarolho

# Análise

Depois de ter prometido um inglês para cada escola primária, Sócrates (primeiro­‑ministro de Portugal) virou­‑se para um modelo finlandês. Sendo qualquer comparação do dia­‑a­‑dia nacional com o da Finlândia uma piada de mau gosto, julgo claro que afinal o modelo em causa não será certamente o socialista Urho Kekkonen mas talvez o modelar Touko Laaksonen

às 11:02, por Zarolho

A 2006-05-30

# Camera obscena

Pois é: Mais um momento de pornografia oculta, para estimular (o total de) visitas: Nesta foto, um homem das obras em cima da Ana. Ó-ó!

às 20:19, por Zarolho

# VWXYZ

Era só o que faltava

(Ora adivinhem lá esta!)

Etiquetas:

às 19:49, por Zarolho

# Na cava da onda

Saúda-se o regresso em força d’A Lâmpada Mágica! Voltámos a ter quase diariamente humor, faits divers e comentário político — só falta voltar a literatura.

Etiquetas:

às 19:48, por Zarolho

A 2006-05-26

# Implicar

O título de capa do Jornal de Letras 930 desta semana (essoutro zarolho em terra de cegos…), traz por aspas duas míseras plicas ad hoc (U+0027), sucedândeo indigno senão do mais básico escalão da tipografia.

às 13:44, por Zarolho

A 2006-05-25

# Grande homem, homem grande

Esta foto, antiga e bem conhecida, foi muito usada na fase pós­‑Bloco Central para trans­mitir uma ideia de conti­nu­idade entre Sá Carneiro, fale­cido mas ainda “vivo”, e o nóvel Cavaco Silva.

Penso que há uma leitura alter­nativa a ser feita, porém: Não está Cavaco a olhar em direc­ção dife­rente da que lhe aponta Sá Carneiro? Uma dife­rença de quase noventa graus, diria, e, notai, para a direita!…

às 13:52, por Zarolho

A 2006-05-22

# Perda de prioridades

Faz­‑se história na Bolívia, na Itália, na Sérvia — e, com menos agudeza, na China, no Iraque ou na Libéria. Mas Vito­rino, na T.V., dis­serta sobre Carrilho.

(Posta n.º 100, feita sobre o aconte­cimento.)

às 21:32, por Zarolho

# Reflexo

O sítio Lisboa Abandonada está abandonado.

(Quase todas as funcionalidades dinâmicas provocam erros de MySQL e o fórum está repleto de lixo.)

às 10:58, por Zarolho

# Longa correspondência

Apeadeiro novo; construído em 2005 © António Joaquim Gouveia

Ao parar na estação de Moscavide, os comboios das linhas de Sintra e Azambuja anunciam aos seus passageiros que «esta estação tem ligação com … a Carris».

Tempos houve que tal não dizia, mas afinal Moscavide é Moscavide e se há nada menos que nove carreiras da Carris que lá passam (5, 8, 10, 19, 25, 28, 31, 44 e 82), mais vale anunciar a ligação e promover a intermodalidade.

O problema é que Moscavide, não sendo grande, não é assim tão pequeno — e da estação da C.P. à paragem da Carris mais próxima (8, 28 e 31) são 320 m, sempre em declive ascendente e passeios estreitos, subindo a Laureano de Oliveira até cruzar com a Avenida de Moscavide.

Antigo apeadeiro (sala de espera  da gare descendente); demolido em 2003 © António Joaquim Gouveia

Mas valia dizer: «Senhores passageiros, esta estação não tem ligação com porra nenhuma e só interessará a quem não mora aqui quando os autocarros pararem à porta. Até lá, mais vale seguir de comboio até Lisboa-Oriente que lá param as mesmíssimas carreiras — mas bem perto da gare e à sombra.»

às 09:46, por Zarolho

A 2006-05-16

# Dendro­‑semântica

Em 1985, num evento comemorativo do 21 de Março, Gonçalo Ribeiro Telles, rigoroso e pedagógico, surpreendeu­‑nos dizendo que em Portugal não há florestas: Esclareceu­‑nos acerca das palavras "mata" e "mato" no contexto da Ecologia do Mediterrâneo, e acerca das diferenças ecológicas entre estas e as verdadeiras florestas. Referiu­‑se ainda aos eucaliptais e a alguns pinhais como estéreis «searas de árvores».

Lembro­‑me sempre de tudo isto ao constatar a constância com que se usa neste contexto as palavras "floresta" e "florestal", com tons invariavelmente apologétigos — desde sobre alfarrobas a eucaliptos para abate. O que contrasta com o uso sincrético, constante e exclusivo do termo parcialmente adequado na carregadíssima expressão "limpeza de matas".

Etiquetas:

às 17:03, por Zarolho

A 2006-05-15

# Sangue no Multibanco!

Estado a 2006.05.02

É por imperativos de investigação poli­cial que já há um mês duas das três má­quinas Caixa Auto­mática da C.G.D. do Calha­riz de Ben­fica, em Lisboa, se encon­tram ve­dadas ao público.

No passado fim­‑de­‑semana prolon­gado da Pás­coa (2006.04.14­‑16) foi van­da­li­zado por des­conhecido o átrio de acesso perma­nente da dependência da Caixa Geral de Depósitos situada junto ao Centro Comer­cial da Fonte Nova, em Benfica, Lisboa.

Na manhã de sábado estava este espaço aces­sível para entrada na depen­dência ban­cária, mas a parte do átrio onde se encon­tram uma actu­a­li­zadora de cader­netas e duas má­quinas Caixa Auto­mática estava vedada com uma fita de plástico.

(Durante o fim­‑de­‑semana (por virtude do fe­ri­ado de sexta os bancos fecharam às 12:00 no sábado 15 de Março) esteve o acesso ao átrio dis­po­nível por insersão de cartão ou caderneta C.G.D. na ranhura respectiva, mas mantinha­‑se a bar­reira policial. Foi­‑nos informado por funcionário da dependência que não seria possível desactivar a aber­tura da porta, por inútil que esta fosse em horário de fecho.)

Estado a 2006.05.02

Apresentavam ambas as máquinas marcas de vanda­lismo, estando estaladas as (poucas) secções não metálicas — ecrã, teclado e câmara — e riscadas com objecto cor­tante as res­tantes áreas expostas. Eram ainda visível manchas, gotas e rastos de sangue. Mesmo tra­ta­ndo­‑se equi­pamento com muito uso e já bas­tante des­gastado no seu exterior, eram patentes as marcas de vandalismo.

Estado a 2006.05.02

Sensivelmente uma semana depois, foi franquado o acesso à má­quina Caixa Automática do lado direito — entratanto limpa e reparada —, manten­do­‑se fora de serviço e vedadas ao uso a actua­li­zadora de cader­netas e a máquina Caixa Auto­mática do lado es­querdo, de marca Fujitsu, como docu­mentam as fotos anexas.

Esta situação mantém­‑se até hoje, não sendo pos­sível obter mais escla­re­ci­mentos dos funcio­nários desta depen­dência bancária.

às 15:25, por Zarolho

A 2006-05-12

# Sorriso amarelo

Sem que ninguém o peça, alguns serviços de edição e pub­li­cação por compu­tador fazem subs­ti­tuição automática de caracteres introduzidos pelo utilizador, tido por tonto, por outros, tidos por mais cor­rec­tos, consul­tando tabela própria.

Tal é o caso do popular pro­grama de reda­cção Micro­soft Office Word, onde, por omis­são, se subs­titui três pontos por reti­cências, plicas por apóstrofos, aspas direi­tas por curvas et c. — um “avanço” que só con­trasta com o injus­ti­fi­cável con­ser­va­dorismo a nível dos próprios tec­lados (físicos e virtuais).

Naturalmente, os puristas que queiram in­cluir nos seus textos alguns dos carac­teres assim pros­critos têm supos­ta­mente conhe­ci­mentos técnicos para sus­pender esta fun­ci­o­na­lidade e para intro­duzir carac­teres que não constem do seu teclado.

Comentário no Diário Ateista

Uma aborrecida excepção a esta salvaguarda é a web, por exem­plo em caixas de comen­tários de blogues: No caso ilus­trado (quase) não teria sido pos­sível evitar que uma sisuda ocor­rência do alga­rismo oito seguido de um sinal de fecho de parên­tesis lamen­ta­vel­mente se trans­formasse num emo­tí­cone esbu­ga­lhado e sorridente.

às 13:54, por Zarolho

A 2006-05-11

# Efeméride

E, em relação ao passado 5 de Maio, eu também.

Etiquetas:

às 14:10, por Zarolho

A 2006-05-10

# Dar horas de barriga cheia

O Observatório Astro­nó­mico da minha alma mater disponi­biliza no seu sítio um serviço público de infor­mação da hora legal portu­guesa (uma das suas compe­tências estatu­tárias), através de uma ins­tância de nave­gador que exibe a hora legal com a exac­tidão ao segundo, actua­lizada em tempo real — se a taxa refres­camento, depen­dente da ligação do visi­tante, for supe­rior a um segundo, veri­fi­car‑­se‑­ão “saltos”.

A Fundação para a Com­pu­ta­ção Ci­en­tí­fica Na­ci­o­nal, igual­mente de­pen­dente da mi­nha al­ma ma­ter mas com um his­to­ri­al de ser­vi­ço pú­blico de mui­to mai­or su­cesso con­ta­bi­lís­tico, dis­po­ni­bi­liza no seu sí­tio uma hiper­li­ga­ção ao supra­ci­tado ser­vi­ço pú­blico, atra­vés da vi­nheta que se ilus­tra à esquerda.

Nesta rodam tam­bém as horas, os mi­nu­tos e os se­gun­dos, sob o tí­tulo que diz «Hora Legal em Por­tu­gal» mas, pas­mai, de acordo com o re­ló­gio do com­pu­ta­dor vi­si­tante, não com o do Ob­ser­va­tó­rio! As­sim, o vi­si­tante cré­dulo que tenha uns pou­cos (ou mui­tos) mi­nu­tos de atraso ou de avan­ço no re­ló­gio do seu com­pu­tador irá fi­car mal in­for­mado, bem como os que se acer­ta­ram por outro fuso ho­rá­rio.

É uma amostra de serviço muito pouco inspiradora de rigor e competência.

às 13:31, por Zarolho

A 2006-05-08

# Rotura na via pública

Respondendo a um repto recente, envolve‑­se este blogue num esforço noticioso inusitado — experimental e sem compromisso.

No passado domingo, dia 7 de Maio de 2006, rebentou uma conduta provisória de abastecimento de água ao domicílio, em frente à porta do número 44 da Rua de Alcântara, em Lisboa.

Contactado via 800 201 600 pelas 13:40, hora local, o serviço de emergência da EPAL informou que o incidente já havia sido relatado e que um piquete se encontrava a caminho do local, facto que não pudémos confirmar.

A referida conduta, de calibre 10 em P.V.C. preto listrado de amarelo, está fixada exteriormente ao pavimento, numa instalação provisória motivada por obras de conservação da responsabilidade da EPAL.

A rotura causou a erecção de um jorro de água limpa de orientação vertical com cerca de 250 cm de altura, originando uma torrente que fluiu na valeta com algum extravasamento, sendo prontamente consumida a 100% na sarjeta jusante mais próxima. A presença de um estaleiro de obras no passeio contrário foi uma coincidência infeliz, obrigando os peões a transitar na faixa de rodagem, situação de risco minimizado graças ao escasso trânsito que se fazia sentir.

Mais fotos: foto 2 | foto 3 | foto 4

às 02:35, por Zarolho

A 2006-05-07

# Falhas no pavimento

Rua Garret, Lisboa Metro Olaias, Lisboa

O Olho e Meio pro­move um con­cur­so de le­gen­das pa­ra es­te par de ima­gens dís­pa­res mas co­ne­xas. In­te­res­sa­dos quei­ram con­tri­buir via caixa de co­men­tá­rios. O pré­mio, cho­ru­do, serĂ¡ opor­tu­na­mente anun­ciado.

às 09:28, por Zarolho

A 2006-05-04

# Guerra de números

88/69

Nesta parede degladiam­‑se preocupações e leal­dades, inte­resses e obses­sões, posições e contra­pontos:

Escreveu­‑se "88", valor para lá de oito e de oitenta (pois soma e não medi­ana), transposição ex­‑críptica das ini­ciais "HH", dimi­nu­tivo da sau­dação «Heil Hitler!», de apa­rente inspi­ração norte­‑coreana.

Rasurou­‑se e preferiu­‑se "69", valor tomado por anti­‑suás­tico ainda que igual­mente roto­‑si­mé­trico, abre­vi­atura tipo­grá­fica da acti­vi­dade ambi­dextra do par aban­do­nado aos ata­re­fados pra­zeres do sexo oral recí­proco e mútuo.

Esta posta vai trazer muitos visitantes enga­nados; alguns serão bem­‑vindos. Em tempo acres­cen­tarei mais ligações…

às 13:08, por Zarolho

A 2006-05-02

# EЯRARE·ROMANVM·EST

Pergunta: A letra "N", ain­da que sem sime­tria axial (cf. "И"≠"N") nem sime­tria rota­ci­onal aos 90° (cf. "Z"≠"N"), tem po­rém sime­tria rot­aci­onal aos 180°, certo?…

Resposta: Só se não tiver se­rifas.

às 11:32, por Zarolho

Arquivos

Abordagens


© Olho e Meio