Olho e meio

Um blogue de pequenas causas.


Âncoras:

Azimute:

Este blogue é da res­pon­sa­bi­li­da­de de um lis­bo­e­ta com fre­quên­cia uni­ver­si­tá­ria (Bio­lo­gia), ex­‑jor­na­lis­ta actu­al­men­te tra­ba­lhan­do na área in­for­má­ti­ca.

Isto e tudo o mais ou será ób­vio, ou irre­le­van­te. (Vd. ma­ni­fes­to.)

Agremiação:

IBSN: 6546-3-6946-1
6546-3-6946-1

Blogopedia

Amigos:

As grandes causas:

Álbum:

Avulsos:

Altar:

Locations of visitors to this page
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from Tuválkin. Make your own badge here.

Apoios e patrocínios:

Powered by 
Blogger Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Dúvidas esclarecidas por 
Index D O T HTML & CSS Feito com EditPad Classic Feito com Unired Feito com BabelMap ClustrMaps

Anúncios:

starships-rpg.com

Assuntos:

blogagem (25)

Ambiente (10)

Ciência (15)

Computadores (28)

Geografia (11)

Humor (20)

Jornalismo (22)

Política (32)

Língua(s) (20)

Urbanismo e transportes (24)

outros (25)

Arquivos

A 2005-06-23

# Um pequeno salto para a Humanidade

Circula entre os mais desocupados esta missiva:

No próximo dia 20 de Julho [2006] pretende­‑se juntar 600 milhões de pes­soas em todo o mundo para saltarem em simultâneo a uma deter­minada hora. Preten­de­‑se que a Terra altere a Sua órbita, afastando­‑se ligei­ra­mente do sol para re­so­lu­ção (pelo menos parcial) do aque­ci­mento glo­bal (efeito com­pro­vado cien­ti­fi­camente — ver site.

Felizmente, «há sempre alguém que diz não». Desta vez foi Goblin de Gook, que atalhou atempadamente:

Deves ter cá uma sorte, deves. Mesmo assu­mindo gene­ro­sa­mente que cada um desses 600 milhões de indi­ví­duos (10% da po­pu­la­ção mun­dial) pe­sa 100 kg, o to­tal da mul­tidão não ultra­passa os 6×1010 kg. A Ter­ra tem proximadamente 5,98×1024 kg de mas­sa. São 14 ord­ens de gran­deza de dife­ren­ça. É quase o mesmo que 1 a divi­dir por 100 000 000 000 000, ou como sói cha­mar­‑se em ciên­cia, «um caga­gé­simo».

Também há o problema da di­re­cção. Se todo o mundo saltar em simul­tâneo, muitos prova­vel­mente estarão a fazê­‑lo em direc­ções opos­tas e a anu­la­rem­‑se mutuamente.

Não que isso importasse, porque há que consi­derar a ter­ceira lei do movi­mento Newton­iano. Quan­do sal­tam, estão a empur­rar a Ter­ra para bai­xo, e quando caem, a for­ça gra­ví­tica dest­a gen­te to­da atrai a Ter­ra de volta ao mesmo sítio. A reac­ção da Ter­ra can­cela tudo.

A única maneira que estes saltitões teriam de influ­en­ciar mini­ma­mente a órbita da Terra em torno do Sol era junta­rem­‑se todos no mesmo sí­tio e serem pro­jec­tados na direc­ção do Sol a grande velo­ci­dade, para nunca mais voltar. A dife­rença na ór­bita s­eria negli­gen­ci­ável, por­que como a ór­bita da Terra é elíp­tica, a dis­tância do pla­neta Ter­ra ao Sol va­ria em milhões de qui­lóme­tros ao longo do ano sem que nin­guém note a dife­ren­ça.

…Por outro lado a média do QI da popu­la­ção mundial subiria con­si­de­ra­velmente. :p

Enfim, já vimos maneiras piores de reco­lher 600 mi­lhões de ende­re­ços de e­‑mail con­fir­mados, in­de­xa­dos por fuso horário e garan­ti­da­mente usa­dos por gen­te ingénua…!

Etiquetas:

às 13:12, por Zarolho

Arquivos

Abordagens


© Olho e Meio