Olho e meio

Um blogue de pequenas causas.


Âncoras:

Azimute:

Este blogue é da res­pon­sa­bi­li­da­de de um lis­bo­e­ta com fre­quên­cia uni­ver­si­tá­ria (Bio­lo­gia), ex­‑jor­na­lis­ta actu­al­men­te tra­ba­lhan­do na área in­for­má­ti­ca.

Isto e tudo o mais ou será ób­vio, ou irre­le­van­te. (Vd. ma­ni­fes­to.)

Agremiação:

IBSN: 6546-3-6946-1
6546-3-6946-1

Blogopedia

Amigos:

As grandes causas:

Álbum:

Avulsos:

Altar:

Locations of visitors to this page
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from Tuválkin. Make your own badge here.

Apoios e patrocínios:

Powered by 
Blogger Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Dúvidas esclarecidas por 
Index D O T HTML & CSS Feito com EditPad Classic Feito com Unired Feito com BabelMap ClustrMaps

Anúncios:

starships-rpg.com

Assuntos:

blogagem (25)

Ambiente (10)

Ciência (15)

Computadores (28)

Geografia (11)

Humor (20)

Jornalismo (22)

Política (32)

Língua(s) (20)

Urbanismo e transportes (24)

outros (25)

Arquivos

A 2005-06-30

# Corporações para quem precisa…

Como se diz aqui ao lado, já fui jor­na­lista, e sou infor­má­ti­co — ain­da que não te­nha ti­do pre­pa­ra­ção aca­dé­mica for­mal em ne­nhu­ma des­tas áreas.

Enquanto jornalista, fiz uso de

  • conhecimentos acadé­micos (subs­tan­ti­vos e meto­do­ló­gi­cos) em Bio­lo­gia e áreas anexas,
  • cultura geral,
  • bom senso,
  • e de meia dúzia de “tru­ques” jor­na­lís­ti­cos — apren­didos na “ta­rim­ba” com colegas e chefes mais velhos, e por olhar para (alguma) im­pren­sa com “olhos de ver”.

Colaborei como redactor e revisor em áreas especializadas numa publicação líder do seu seg­men­to. O meu tra­ba­lho ao longo de seis anos gran­geou, passe a imo­dés­tia, a admi­ra­ção o res­peito de chefes e colegas.

(Momento auto­‑biográfico: Deixei o jorna­lismo por moti­vos pura­mente merce­nários, já que como infor­mático ganho muito mais. Entre­tanto, os 30 000$00 que em 1995 paga­vam o texto para um ar­tigo de três pági­nas numa re­vis­ta são os mesmos 150,00 € que pagam hoje texto e fotos para artigo de igual dimen­são…)

Como informático, nem o sou, na ver­dade, embora por tal seja pago: Sei umas “coi­si­tas” que vou apren­dendo aqui e além, e apli­cando assim e assado. Nada mais que não tenha feito desde 1984 (o pri­meiro com­pu­tador que manu­seei foi um telex a fazer de ter­mi­nal de Time Shar­ing mark II) — mas agora “para fora” e pago por isso. Existem porém verda­deiros infor­má­ticos, espe­ci­a­listas que lidam com ques­tões cien­tí­ficas que mal compreendo.

Em resumo: Considero que fui um bom jornalista (ainda que sujeito ao parodoxo da zarolhice) e que como infor­mático sou «apenas um ovo», como dizia o Michael Valentine Smith.

Atente­‑se, por epílogo, no se­guinte: Há uns dois anos, ao inscre­ver­‑me no I.E.F.P., foi­‑me aceite sem quais­quer reser­vas ou neces­si­dade de compro­vação de habi­li­ta­ções a clas­si­fi­ca­ção pro­fis­si­onal de infor­má­tico, enquanto que aí a de jornalista é reservada em exclu­sivo para quem fre­quen­tou licen­ci­atura em Jorna­lismo, mau­‑grado a expe­ri­ên­cia documentada…

Claramente actua aqui um interesse cor­po­ra­tivo por parte de quem sente neces­si­dade de uma surda defen­siva. Sente­‑se isso a cada mani­fes­tação de desa­grado pela incú­ria e medio­cri­dade ins­ta­ladas e cul­ti­vadas. Por vezes de forma evidente.

(Acrescento que, e.g., Carlos Fino, Joa­quim Fur­tado ou Cesá­rio Borga, por inevi­tável ques­tão de idade, nunca foram estu­dantes de jorna­lismo. Será que esta é mais uma das coisas que, ao con­trário da infor­mática, não se apren­dem com aulas?)

às 22:47, por Zarolho

Arquivos

Abordagens


© Olho e Meio