Olho e meio

Um blogue de pequenas causas.


Âncoras:

Azimute:

Este blogue é da res­pon­sa­bi­li­da­de de um lis­bo­e­ta com fre­quên­cia uni­ver­si­tá­ria (Bio­lo­gia), ex­‑jor­na­lis­ta actu­al­men­te tra­ba­lhan­do na área in­for­má­ti­ca.

Isto e tudo o mais ou será ób­vio, ou irre­le­van­te. (Vd. ma­ni­fes­to.)

Agremiação:

IBSN: 6546-3-6946-1
6546-3-6946-1

Blogopedia

Amigos:

As grandes causas:

Álbum:

Avulsos:

Altar:

Locations of visitors to this page
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from Tuválkin. Make your own badge here.

Apoios e patrocínios:

Powered by 
Blogger Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Dúvidas esclarecidas por 
Index D O T HTML & CSS Feito com EditPad Classic Feito com Unired Feito com BabelMap ClustrMaps

Anúncios:

starships-rpg.com

Assuntos:

blogagem (25)

Ambiente (10)

Ciência (15)

Computadores (28)

Geografia (11)

Humor (20)

Jornalismo (22)

Política (32)

Língua(s) (20)

Urbanismo e transportes (24)

outros (25)

Arquivos

A 2006-04-13

# Sobre Neoliberalismo e Ficção Científica

Há já uns meses, chamaram a minha atenção para A Political History of SF (Uma história política da Ficção Científica), por Eric S. Raymond.

Onde se diz que «Gregory Benford later described President Reagan as «a science fiction fan»».
…Como disse? Reagan, o presidente creacionista avant la lettre? Predecessor dos que fazem e farão como «Stalin did with Lysenkoism» (e como o Bush gostaria de poder fazer com o Creacionismo)? Reagan foi fã de que Ciência? Só se for da Ciência das porcas e parafusos, da Ciência do «mistura aí a ver o que isto dá — e se der nem pensar em investigar o porquê, vamos mas é registar a patente e produzir em garrafas de galão e meio!»!

Onde se diz que uma «uniformity of structure that a botanist could recognize» não é «defined by any one logical predicate»;
…ou seja, a sua idea de Botânica (e, por extensão, de qualquer Ciência minimamente “histórica”) parou em 1785 — será um bom engenhocas, mas a Ciência passa­‑lhe ao lado. Não “engulo”, pois, o que debita sobre F.C.

Onde se diz que «is an error characteristic of left­‑leaning thinkers, who tend to assume that anything not “left” is “right”»,
…misturando na mesma frase a recusa de uma divisão simplista com a sua utilização — ingénua ou demagógica?

Onde se diz que «is an error »« to assume that »« approving of free markets somehow implies social conservatism».
…Pois seja, mas se a desmontagem do Estado Social se faz pela mão de “libertários” (que são muitas vezes investigadores, universitários ou funcionários de grandes empresas, e raramente são eles próprios empresários, muito menos de sucesso), quem se aproveita do ambiente de desregulamentação criado são os velhos tubarões de sempre, pouco dados a rezas à Santa Liberdade.

Onde se diz que «hard SF has a bias towards valuing the human traits and social conditions that best support scientific inquiry and permit it to result in transformative changes to both individuals and societies»
…— pois sim, mas que tem isso a ver com Reagan, ou com quase toda a gente no GOP, onde cada vez mais o que os move é, não já qualquer culto libertário, mesmo o mais agressivo, complexado e irresponsável, mas apenas o fanatismo religioso e o lucro pessoal?

Onde se diz que «people whose basic political philosophy is flatly incompatible with libertarianism will continue to find the SF mainstream an uncomfortable place to be».
…Credo, só se for na rua dele: Pelo menos em em Portugal, o aficcionado de FC é muito mais “Ciências” do que “Católica”. (Aliás, nem na rua dele, pelo andar da carruagem: Basta ver que o autor deste texto é um promotor de «open­‑source software», foi contra o Communications Decency Act, e que tem "w---" no seu geek code: «Windows has set back the computing industry by at least 10 years. Bill Gates should be drawn, quartered, hung, shot, poisoned, disembowelled, and then REALLY hurt.»… Ou seja, este homem num é do Nuorte, carago! Hão de queimar os livros dele junto com os do Chomsky, entoando loas a São Dâbiu…)

Em suma: Não concordo que a ficção científica seja coutada de neoliberais, nem sequer que haja para isso motivos.

às 19:57, por Zarolho

Arquivos

Abordagens


© Olho e Meio