Olho e meio

Um blogue de pequenas causas.


Âncoras:

Azimute:

Este blogue é da res­pon­sa­bi­li­da­de de um lis­bo­e­ta com fre­quên­cia uni­ver­si­tá­ria (Bio­lo­gia), ex­‑jor­na­lis­ta actu­al­men­te tra­ba­lhan­do na área in­for­má­ti­ca.

Isto e tudo o mais ou será ób­vio, ou irre­le­van­te. (Vd. ma­ni­fes­to.)

Agremiação:

IBSN: 6546-3-6946-1
6546-3-6946-1

Blogopedia

Amigos:

As grandes causas:

Álbum:

Avulsos:

Altar:

Locations of visitors to this page
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from Tuválkin. Make your own badge here.

Apoios e patrocínios:

Powered by 
Blogger Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Dúvidas esclarecidas por 
Index D O T HTML & CSS Feito com EditPad Classic Feito com Unired Feito com BabelMap ClustrMaps

Anúncios:

starships-rpg.com

Assuntos:

blogagem (25)

Ambiente (10)

Ciência (15)

Computadores (28)

Geografia (11)

Humor (20)

Jornalismo (22)

Política (32)

Língua(s) (20)

Urbanismo e transportes (24)

outros (25)

Arquivos

A 2005-09-12

# À espera do autocarro

Há meses, em reacção a uma greve dos motoristas da Carris, a Direcção desta empresa (transportadora rodoviária de passageiros do concelho de Lisboa) concebeu uns «cartazes bestiais» que fez afixar i.a. nos próprios autocarros — diziam «Nós estamos a trabalhar» e acrescentavam banalidades de “missão”, tiradas de uma qualquer sebenta do 1º semestre de “Márquetim”, com um sentido de oportunidade e de contexto a fazer lembrar as picardias publicitárias das “duas” cervejeiras nacionais.

Sendo utente da Carris não tenho a mais leve simpatia pelos motoristas (salvas individuais excepções), mas sempre achei que foi «usança feia» esta de os fazer circular, literalmente às costas, dizeres assim jocosos questionando a sua “luta” profissional. (Fosse uma sisuda nota da Direcção explicando a sua versão do conflito grevista, parecer­‑me­‑ia porém inatacável e até de saudar, note­‑se.)

Ora pois, passados já vários meses, vi finalmente algo que eu próprio não resistiria a fazer, fosse motorista da Carris: Um dos ditos cartazes, afixado no interior do veículo e protegido por uma lâmina de plexigalss, comentado (sob a dita lâmina!) a marcador grosso para proveito do passageiro que lê e desabafo do funcionário que escreveu.

Lamentavelmente, não pude anotar exaustivamente o texto dos ditos comentários (nem publicitarei aqui a carreira e modelo do veículo em causa, por razões óbvias), mas o seu teor inseria­‑se no conhecido (e infelizmente nada inverosímil) argumento que a administração da Carris trabalha activamente para o desmontar do serviço, por razões sociológicas (os “engenheiros” não são eles próprios utentes e não conhecem as reais necessidades destes) e “ideológicas” (os “engenheiros” acham que autocarros é coisa de terceiro mundo).

Mas de notar, pois, que a referida pichagem anunciava em tom ominoso aos passageiros que «esperem por Outubro, que vai ser ainda melhor!…»

Esperamos, pois.

às 16:33, por Zarolho

Arquivos

Abordagens


© Olho e Meio