Olho e meio

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Isto e tudo o mais ou será ób­vio, ou irre­le­van­te. (Vd. ma­ni­fes­to.)

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A 2005-06-03

# Ergonomia de pa­re­de

O sistema Multibanco é uma das coisas portu­guesas que não datam do séc. XVI mas de que Por­tugal se pode orgu­lhar. Posto isto, e sendo este um blogue de mal­‑dizer, expo­nhamos:

Muita gente, por hábito tomado ou neces­sidade ocasional, pede primeiro uma con­sulta de saldo ou movi­mentos, e só depois efec­tua (ou não) um levan­tamento, sendo esta a tarefa mais fre­quente nas caixas Multibanco.

Esta sequên­cia de duas tare­fas seguidas implica para o utente alguma perda de tempo (rein­tro­duzir cartão e PIN) e para o sis­tema gasto de tempo e recursos (dupla vali­dação de PIN, rees­ta­ble­ci­mento da liga­ção et c.).

Assim, e após largos anos desta situa­ção, o guião do inter­face Multi­banco foi “enri­que­cido” de tal forma que, após con­sulta a saldos ou movi­mentos, o sis­tema propõe escolher «outras opera­ções» em alter­nativa a concluir a sessão…

Até aqui, muito bem. O único senão, que incri­vel­mente ninguém cor­rigiu, é que a resposta à cons­ulta só é im­pres­sa depois da res­posta à pro­posta de «outras opera­ções». Ou seja: ainda que o objec­tivo da cons­ulta seja exac­ta­mente ajudar a decidir sobre um levan­ta­mento sub­se­quente, só é pos­sí­vel conhecer o resul­tado da con­sulta depois da dita decisão!

às 19:54, por Zarolho

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