Olho e meio

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Este blogue é da res­pon­sa­bi­li­da­de de um lis­bo­e­ta com fre­quên­cia uni­ver­si­tá­ria (Bio­lo­gia), ex­‑jor­na­lis­ta actu­al­men­te tra­ba­lhan­do na área in­for­má­ti­ca.

Isto e tudo o mais ou será ób­vio, ou irre­le­van­te. (Vd. ma­ni­fes­to.)

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A 2006-06-22

# Memória esquecida

Planta da cidade no verso. Ou não.

Quando, ainda no “consu­lado” lis­bo­eta de Abe­cas­sis, se lan­çou a ideia de mobi­li­á­rio ur­bano para su­porte ex­clu­sivo de pu­bli­ci­dade, houve pro­tes­tos con­tra a fu­ti­li­da­de da me­dida, quando con­tras­tada com riscos e neces­sidades.

Para acalmar estes pro­testos garan­tiu­‑se que ape­nas uma face dos ditos su­por­tes teria pu­bli­ci­dade, sendo a outra guar­ne­cida de um mapa de arru­a­mentos, tão útil nesta ci­dade de tu­ris­tas e fo­ras­tei­ros. Estávamos em 1985…

Sabemos o que sucedeu a esta promessa: Apenas uma minoria dos suportes inaugurados à época chegou a mostrar os tais mapas, tendo os restantes, tal como tudo quanto foi inaugurado desde então (postes com bandeiras, abrigos de paragem de autocarro, mupis) publicidade em ambas as faces.

Esta publicidade é mudada com frequência — quinzenal, semanal, mesmo diária —, a que for ditada pelo calendário dos eventos de marketing. Os mapas, esses, foram ficando, fazendo­‑se obsoletos à medida que a cidade muda.

Mapa de 1985, na Av. Roma. Mapa de 1991, no Chiado.

Actualmente temos à escolha dois modelos: Um de 1991, outro de 1985. Nestes falta o Eixo Norte­‑Sul, a Av. Lusíada, a ponte Vasco da Gama, todas as estações de metro posteriores ao prolongamento a Alvalade, Sete Rios e Entre­‑Campos, todas as transversais à direita de quem segue na Av. Gago Coutinho rumo ao Relógio, e os “arrabaldes” de Belém, Telheiras, Benfica e (claro!) Oriente.

Por outro lado, a Av. Infante D. Henrique é mostrada ainda como um traçado virtual, e somos recordados de estações ferroviárias já desaparecidas: Rego, Laranjeiras, Cruz da Pedra, Torre de Belém e Pedrouços. Para nostalgia dos lisboetas e confusão dos visitantes.

Modelo de 1985, com mapa de 1985: Av. Brasil / Av. Rio de Janeiro Modelo de 2005, com mapa de 1985: Av. Brasil / Av. Rio de Janeiro

Mas, se quem manda “nisto” não se detém com “picuinhices” como isso de actualizar mapas (que consabidamente é coisa que «só dá confusão — não se meta nisso, homem!»), não é porém insensível às exigências do design no mobiliário urbano, marca de uma vibrante metrópole europeia.

Assim, em 2005, muitos destes suportes (ainda que não mostrassem sinal de detrioração — prove o contrário quem puder) foram substituídos por novo modelo. Os mapas, antigos de 20 anos, foram criteriosamente recolocados, e mantêm­‑se em uso e à vista, testemunhos de uma memória esquecida.

às 21:05, por Zarolho

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