Olho e meio

Um blogue de pequenas causas.


Âncoras:

Azimute:

Este blogue é da res­pon­sa­bi­li­da­de de um lis­bo­e­ta com fre­quên­cia uni­ver­si­tá­ria (Bio­lo­gia), ex­‑jor­na­lis­ta actu­al­men­te tra­ba­lhan­do na área in­for­má­ti­ca.

Isto e tudo o mais ou será ób­vio, ou irre­le­van­te. (Vd. ma­ni­fes­to.)

Agremiação:

IBSN: 6546-3-6946-1
6546-3-6946-1

Blogopedia

Amigos:

As grandes causas:

Álbum:

Avulsos:

Altar:

Locations of visitors to this page
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from Tuválkin. Make your own badge here.

Apoios e patrocínios:

Powered by 
Blogger Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Dúvidas esclarecidas por 
Index D O T HTML & CSS Feito com EditPad Classic Feito com Unired Feito com BabelMap ClustrMaps

Anúncios:

starships-rpg.com

Assuntos:

blogagem (25)

Ambiente (10)

Ciência (15)

Computadores (28)

Geografia (11)

Humor (20)

Jornalismo (22)

Política (32)

Língua(s) (20)

Urbanismo e transportes (24)

outros (25)

Arquivos

A 2005-05-30

# Cartões perfurados

A Biblioteca Nacional convida os seus visitantes e frequentadores a colaborar, por cinco minutos que seja, no esforço de disponibilizar digitalmente as obras do seu acervo. Até aqui, tudo bem.

Biblioteca Nacional Digital

Mas a tarefa proposta não é a digitação propriamente dita, mas a verificação do texto já introduzido. Isto parece­‑me desajustado: Hoje em dia, em que há um computador em cada esquina (número tanto maior se considerarmos todos os computadores passíveis de serem usados para digitação de texto simples, por muito obsoletos que se considerem), a abordagem mais eficaz seria a de aceitar múltiplas digitações do mesmo original e compará­‑las informaticamente, sendo as discrepâncias “desempatadas” por um elemento humano.

No entanto, aquilo que é pedido aos colaboradores ocasionais é a verificação do texto já introduzido, como foi dito, com a agravante de este ter marcas de ter sido digitado via O.C.R. (reconhecimento óptico de caracteres), tais como "rn" por "m", o que deveria ter sido corrigido por via informática numa fase anterior, deixando ao elemento humano menos questões, mas de resolução mais crítica.

Esta abordagem — a valoração do “tempo de computador” e o desbarato do trabalho executado por pessoas — é típica da informática dos anos setenta, quando existiam em Portugal dúzia e meia de computadores, e a capacidade de cálculo instalada em todo o mundo não alcançava a de um modesto Pentium III.

Por que não, como dito acima, aceitar múltiplas digitações do mesmo original e compará­‑las informaticamente, sendo as discrepâncias “desempatadas” posteriormente por um elemento humano? Por que não disponibilizar via web, para digitação remota (no conforto da casa de cada um), páginas digitalizadas para benévola digitação?

Como (quase) sempre neste metaforicamente pequeno paìsinho, houve “falta de cabeça” — eufemismo para incompetência, ou pelo menos competência mal gerida, se calhar também com pressas e atrasos à mistura.

às 16:24, por Zarolho

Arquivos

Abordagens


© Olho e Meio