Olho e meio

Um blogue de pequenas causas.


Âncoras:

Azimute:

Este blogue é da res­pon­sa­bi­li­da­de de um lis­bo­e­ta com fre­quên­cia uni­ver­si­tá­ria (Bio­lo­gia), ex­‑jor­na­lis­ta actu­al­men­te tra­ba­lhan­do na área in­for­má­ti­ca.

Isto e tudo o mais ou será ób­vio, ou irre­le­van­te. (Vd. ma­ni­fes­to.)

Agremiação:

IBSN: 6546-3-6946-1
6546-3-6946-1

Blogopedia

Amigos:

As grandes causas:

Álbum:

Avulsos:

Altar:

Locations of visitors to this page
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from Tuválkin. Make your own badge here.

Apoios e patrocínios:

Powered by 
Blogger Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Dúvidas esclarecidas por 
Index D O T HTML & CSS Feito com EditPad Classic Feito com Unired Feito com BabelMap ClustrMaps

Anúncios:

starships-rpg.com

Assuntos:

blogagem (25)

Ambiente (10)

Ciência (15)

Computadores (28)

Geografia (11)

Humor (20)

Jornalismo (22)

Política (32)

Língua(s) (20)

Urbanismo e transportes (24)

outros (25)

Arquivos

A 2006-11-23

# Semana ilustrada

(E o fim de semana é para descansar.)

às 20:01, por Zarolho

A 2006-11-22

# “beta” start packin’…

Com insistência crescente, o senhorio deste espaço convida­‑me a transferir esta conta para a versão beta no seu novo serviço. Primeiro era discreto (apenas um aviso no primeiro ecrã), depois inconspícuo, e agora tornou­‑se francamente irritante (até parece a PT a querer que abandonemos a facturação em papel).

Confesso que sou desconfiado deste tipo de falinhas mansas, e irracionalmente refractário à mudança quando induzida em certos moldes. Mudo? Ou (mantenho­‑me) surdo? (Até) quando?…

Etiquetas:

às 11:28, por Zarolho

A 2006-11-16

# A Afirmação

Christopher Priest estará amanhã e e no sábado em Lisboa. Recuso cair no logro do culto a personalidade, autor que seja (e certo é que já comentámos negativamente obras recentes, por menores), mas confesso que tenho à mão o meu exemplar d’A Afirmação para o valorizar com um autógrafo de autor.

Título: A Afirmação • Autor: Christopher Priest • Título original: The Affirmation • Data de publicação original: 1981 • Tradutora: Paula Reis • Editora: Editorial Caminho • Colecção: «Caminho Ficção Científica», n.º 115 • Data de publicação: 1990.09 • Depósito Legal: 36332/90 • ISBN: 972-21-0074-2 • Código: 21.115 • Tiragem: 7000 ex. • Dimensão: 12×19,2 cm • Páginas: 240 • Peso: 150 g

Sem favor, um dos livros que mais gostei de ler e reler. Intenso, profundo, inteligente, tocante, inspirador. Recomendo.

às 11:52, por Zarolho

A 2006-11-14

# Artes de pesca

㏄⃝ (by:) ↺⃝ Oneras

Meias de rede… malha larga… É para apanhar peixe graúdo…

às 14:16, por Zarolho

A 2006-11-13

# 14 colinas

Carris 7 colinas da Carris

Diz­‑nos a Car­ris (con­ces­si­o­nária mu­ni­ci­pal pa­ra os trans­por­tes co­lec­ti­vos ro­do­vi­á­rios ur­ba­nos de Lis­boa):

O cartão 7 Colinas é um suporte sem contacto para carregamento de títulos multimodais de viagens urbanas e suburbanas nas redes da Carris e do Metro, integrado no novo sistema tarifário, que entrou em vigor em 1 de Março de 2004.
Metro 7 colinas do Metro

E con­fir­ma a Me­tro de Lis­boa (con­ces­si­o­nária mu­ni­ci­pal pa­ra os trans­por­tes co­lec­ti­vos fer­ro­vi­á­rios sub­ter­râ­neos ur­ba­nos de Lis­boa), sua par­cei­ra nes­ta ini­ci­a­tiva:

O cartão 7 Colinas possui incorporados um "chip" e uma antena, funcionando do mesmo modo que o cartão "Lisboa Viva", por aproximação ao validador sem contacto, para acesso às redes de transporte da Carris e do Metro.

O que nenhuma destas duas empresas nos diz é que, para uso indiscriminado deste serviço em ambas as redes, será necessário o passageiro munir-se de dois cartões idênticos, carregado um com viagens da Carris e outro com viagens do Metro, já que não é possível carregar o mesmo cartão com créditos separados.

Atente-se na necessidade por parte do utente de porém distinguir visualmente os dois cartões, para que não os troque no momento de validação, e nos atrasos e precalços que tal medida e a sua falta podem acarretar. É a bilhética sem contacto… com a realidade.

às 23:15, por Zarolho

A 2006-11-12

# Real consolo

Dom Carlos I ©

«Com estes novos selos (permita­‑me V.M. que graceje), toda a gente lhe dá um murro na face…»

«Pois é, mas têm de me lamber o rabo primeiro!…»

às 21:35, por Zarolho

A 2006-11-10

# Este dá p’ra tudo!

© © Bacano

No átrio da Ga­re do Ori­en­te, em Lis­boa, es­tá de no­vo uma fei­ra do li­vro pré­‑na­ta­lí­cia, des­ta vez par­ti­ci­pa­da por vá­rias edi­toras.

Com­prei três livros de Linguística (popularização), um ensaio de Chomsky (não sobre Linguística…) e um álbum sobre fardamento e demais parafernália da Mocidade Portuguesa. Ninguém estranhou…

às 21:56, por Zarolho

A 2006-11-08

# Hard sem soft

© BootSektorViren.DE

Que di­zer de uma em­presa que adqui­re para o seu par­que in­for­má­tico com­pu­ta­dores equi­pados com lei­tor de DVDs / gra­vador de CDs, ao mesmo tempo que não faz ins­talar pro­gra­mas de lei­tura de DVDs nem de es­cri­ta de CDs, nem con­cede aos uti­li­za­dores dessas máquinas previlégios de instalação de novos programas?…

às 17:42, por Zarolho

A 2006-11-06

# O horror, a tragédia, e o disparate

Um corpo infantil quase totalmente coberto por queimaduras, é o que mostram as fotos anexas a uma mensagem de correio electrónico que acabou por chegar à minha caixa de entrada. Amanda, diz o nome dos ficheiros, e eu noto que o cabelo que o fogo devorou está já crescido alguns centímetros; faltam porém dedos que nunca crescerão, e quem editou as fotos omitiu detalhes do rosto. Para a Amanda, foi o horror e é a tragédia — sejam a sobrevivência e os cuidados da família que as fotos sugerem consolo e não calvário…

Para nós, é o texto da mensagem, que, apesar de ligado às fotos na intenção, pertence porém ao domínio do simples burlesco. É, não tragédia nem horror, mas disparate em estado puro. Escassamente original, assevera:

Esta fotografia é duma criança queimada da cabeça aos pés cuja família não tem dinheiro para os remédios e ligaduras necessárias diáriamente para o tratamento.

De cada vez que mandamos este
e-mail são doados 11 centimos para
ajudar
estes pais.

Façam seguir o e-mail para o maior número de pessoas possivel.

Bem -hajam.

(Translineação e ortografia originais.) Mas o mais interessante é o endereço mais antigo no habitual rosário de cabeçalhos não ocultos (que não será, espero, o do “inventor” da patranha): termina em "@dgita.min-financas.pt"…

às 15:11, por Zarolho

A 2006-11-01

# Bem convencida

ilustração © Min. Saúde

«Se eu ficar ansiosa por não fumar, isso faz mais mal ao meu filho que fumar um cigarro!», diz a grávida algures no Aeroporto da Portela às 22:18 de 2006.10.31.

Perante tamanha estupidez e crueldade, este Zarolho retruca (virtualmente) a rigor:

«“Sissinhor”! E quem te contou essa foi o mesmo que já te tinha convencido que se fosse no banco de trás não emprenhavas, não?»

às 01:36, por Zarolho

Arquivos

Abordagens


© Olho e Meio