Olho e meio

Um blogue de pequenas causas.


Âncoras:

Azimute:

Este blogue é da res­pon­sa­bi­li­da­de de um lis­bo­e­ta com fre­quên­cia uni­ver­si­tá­ria (Bio­lo­gia), ex­‑jor­na­lis­ta actu­al­men­te tra­ba­lhan­do na área in­for­má­ti­ca.

Isto e tudo o mais ou será ób­vio, ou irre­le­van­te. (Vd. ma­ni­fes­to.)

Agremiação:

IBSN: 6546-3-6946-1
6546-3-6946-1

Blogopedia

Amigos:

As grandes causas:

Álbum:

Avulsos:

Altar:

Locations of visitors to this page
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from Tuválkin. Make your own badge here.

Apoios e patrocínios:

Powered by 
Blogger Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Dúvidas esclarecidas por 
Index D O T HTML & CSS Feito com EditPad Classic Feito com Unired Feito com BabelMap ClustrMaps

Anúncios:

starships-rpg.com

Assuntos:

blogagem (25)

Ambiente (10)

Ciência (15)

Computadores (28)

Geografia (11)

Humor (20)

Jornalismo (22)

Política (32)

Língua(s) (20)

Urbanismo e transportes (24)

outros (25)

Arquivos

A 2006-02-26

# Gente de confiança

Chegou­‑me há dias, na enxurrada de lixo vinda da cloaca em que o correio electrónico recentemente se transformou (num fenómeno em nada inocente…), a missiva que cito abaixo. (Não será necessário enfatizar que se trata de uma mensagem de natureza comercial não solicitada por mim.) O tema em referência, suculento e prometedor, era: «Peço desculpas pelo incomodo, mas é assunto sério.» Como se vê:

O meu nome é Luis Conceição e trabalho na áreadas telecomunicações VoIP inteligente, gostaria de lhe dizer que até 2010, 70%das telecomunicações globais vão migrar para internet (Telefone VoIP), comotal procuro em todo o mundo parceiros de negocio nesta área, assunto sério combons ganhos. Por favor somente pessoas interessadas e com visão de negocio,abstenham-se os curiosos... Candidaturas em http://www.mycallvoip.com

My name is LuisConceição and work in the area of intelligent the VoIP telecommunications, wouldlike saying to it that up to 2010, 70% of the global telecommunications they goto change for InterNet (VoIP Telephone), as such looks in the wholeworld partners of negotiates in this area, serious subject with goodprofits. Please interested people and with vision of only I negotiate,abstain the curious ones... Candidacies in http://www.mycallvoip.com

Obrigado... Thanks

Luis Conceição

De notar a prosa enxuta e sintomática de raciocínio arguto, a precisão tipográfica a prometer rigor técnico, a lisura da ortografia espelhando mais­‑valias sócio­‑culturais, enfim, a escorreita tradução que assim garante a proverbial lança na estranja.

E é este tipo de escroque, maloio mas manhoso, que epitomiza para tantos (e que tais!) o “empreendedor” com “visão” que “salvará” Portugal. E o sistema que estes apadrinha (e a cujas ineptas mãos perecerá) desbarata em simultâneo gemas em bruto — todos aqueles casos que conhecemos de gente brilhante mas “mal empregada” — tomados talvez por curiosos de pouca confiança…

às 17:44, por Zarolho

A 2006-02-25

# 2006 pragueja

Schistocerca gregaria

Já houve

Para Março, prevejo gafanhotos.

às 15:06, por Zarolho

A 2006-02-23

# O rei faz anos

Em terra de cegos, quem tem olho às vezes safa­‑se. Eis que, na pas­sada segun­da­‑feira, o Diário de Notí­cias chega ao nú­mero 50000. Numa sin­gela ho­me­na­gem, este Zaro­lho faz notar o seguinte:

  • Na pág. 3 da edição jubilar, o mapa de Timor mostra as jazi­das pe­tro­lí­fe­ras de Buyu Undan e Greater Sunrise como se fos­sem ilhas (com as mesmas cores e cer­ca­dura), se­me­ando desne­ces­sa­ri­a­mente a con­fusão entre os mais atentos.
  • Na pág. 13 da mesma edição, ilus­tra­‑se a mudança de ban­deira naci­onal do ex­‑Zaire com uma foto­gra­fia da antiga ban­deira a ser haste­ada e com a nova levada por um corpo de infan­ta­ria. A legenda não explica esta apa­rente contradição.
  • Na pág. 26, escolhe­‑se para destaque parte do pará­grafo mais marginal e menos repre­sen­tativo da notícia.

Enfim, nada mau. No entanto, na pág. 38 do número 50001 — como que para voltar ao normal depois de uma edição cuidada a marcar a efeméride —, temos a palavra *fachismo, assim, sem aspas, grafada com "ch". (Obrigado a DC por me avisar desta!)

às 15:52, por Zarolho

A 2006-02-22

# Livros a sério

No átrio da Gare do Oriente, em Lisboa, a Caminho organiza uma feira de “títulos em fim de edição” (edições próprias e de outras editoras) com genuínas pechinchas. Até dia 12 de Março. Das 09:00 às 23:00. Livros, só livros. Em monte. Com preços de um só algarismo. Bons e maus livros, sobre mesas a abarrotar. Não há autógrafos, ministros, ou portos d’honra. É mesmo livros. É uma feira a sério.

às 16:44, por Zarolho

A 2006-02-17

# Contar carneiros

Ainda sobre eleições, eis ideia original e positiva:

Voltámos a notar que eleitores de diversas faixas etárias preferem horas do dia diferentes: Que os mais idosos votam mais cedo, maioritariamente de manhã, enquanto os mais jovens preferem deixar o voto para mais tarde.

Onde quer que haja mais que uma secção de voto, estas dividem­‑se por gamas de número de eleitor: Desde os números mais baixos na 1ª secção de voto até números mais altos na última secção de voto.

Ora, uma vez que os números de eleitor são atribuídos sequencialmente, a maioria deles é proporcional à idade do eleitor (com excepção dos escassos re­‑recenseados por mudança de residência para outra freguesia).

Isto causa uma assimetria de afluência, que muda diacro­ni­ca­mente ao logo do dia eleitoral: De manhã enchem as secções de voto dos números baixos, enquanto que nas restantes se atende uma dúzia de eleitores por hora; à tarde esta situação inverte­‑se.

Para evitar este fenómeno, e tendo em conta que a constituição das mesas e das equipas de escrutínio se reverte de uma necessária rigidez e formalismo que desaconselha a transferência paulatina de pessoal de onde sobre para onde falte, proponho o seguinte:

Em vez de atribuir a cada secção de voto uma porção de eleitores definida por gamas dos respectivos números, proponho dividi­‑los por terminação dos mesmos. Assm, onde houver duas mesas, em vez de se atender na primeira os números altos e na segunda os baixos, atenda­‑se na na primeira os pares e na segunda os ímpares. Et c.

Valorize­‑se a organização das secções de voto em números múltiplos ou divisores de 10 (nomeadamente 2, 5, 10 ou secções de voto) e, intui empiricamente este zarolho, as vantagens em fluxo de votantes compensarão as dificuldades em preparar cadernos eleitorais emparelhados e encaminhar votantes confundidos.

às 21:59, por Zarolho

A 2006-02-01

# O apanha­‑canas

A pessoa que mais contribuiu para fo­men­tar a in­se­gu­ran­ça, a ig­no­rân­cia e os maus há­bi­tos dos uti­li­za­do­res do com­pu­ta­dor foi con­tra­ta­da para com­ba­ter a “ili­te­ra­cia di­gi­tal” na Europa.

Enquanto isso, noutro lugar, as ver­sões mais re­cen­tes do Outlook Express™ já não apre­sen­tam a fun­ci­o­na­li­dade view source, as ex­ten­sões de nome para tipos de fi­chei­ros conhe­cidos conti­nuam a vir impli­ci­ta­mente es­con­di­das, e o cli­pe falante con­ti­nua a ser um inú­til dis­pên­dio de recursos.

às 15:03, por Zarolho

Arquivos

Abordagens


© Olho e Meio